INFLUENCIA DO ÁLCOOL NA CONDUÇÃO

Veja quais os efeitos olhando para a imagem

            O álcool, mesmo em pequenas quantidades, deteriora a capacidade de um condutor para resolver os problemas da estrada e da circulação. As pessoas que se encontrem sob a sua influência estão mais propensas a sofrer acidentes que as outras. Algumas pessoas são mais facilmente afectadas que outras com a ingestão da mesma quantidade de álcool, e a mesma pessoa não é afectada do mesmo modo em diferentes momentos; no primeiro caso deve-se à capacidade de alguns para absorver o álcool mais lentamente; no segundo deve-se à quantidade de alimentos ingeridos, ao estado físico geral ou a outros factores. O álcool afecta as emoções e as atitudes superficiais. Reduz a capacidade de tomar as decisões adequadas, de vislumbrar as situações perigosas e de tomar os cuidados normais. Reflectem-se os sentimentos, as pessoas contêm-se menos, e inicialmente parecem estar alegres, mas logo ficam deprimidas. Contudo, muitas pessoas têm a faculdade de tolerar melhor o álcool e não revelam sinais de intoxicação até um grau bastante elevado. O tempo de reacção aumenta depois da Ingestão das primeiras duas ou três bebidas e a partir daqui os efeitos são incrementados.
Um  condutor atinge a TAS máxima  cerca de  1 hora, após a  ingestão do último copo. O processo de eliminação do álcool no organismo é realizado pelo fígado, pelo ar expirado, pela urina e pela transpiração, sendo lento, reduzindo em média 0,14 g/l por hora. Assim, um indivíduo que tenha atingido uma TAS de 2,00 g/l à meia-noite, só por volta das 14 horas do dia seguinte é que terá eliminado completamente o álcool no seu sangue, apresentando, ainda, às 9 horas da manhã, uma taxa superior a 0,80 g/l, em circunstâncias médias e normais, ou seja um valor que constitui uma contra-ordenação muito grave, perante o código da estrada. Este processo de eliminação não pode ser tornado mais rápido por nenhum meio, assim como não é possível eliminar os efeitos que o álcool produz no indivíduo. Existem, contudo, substâncias e factores que perturbam essa eliminação, nomeadamente atrasando as funções normais do fígado, ou potenciando o seu efeito nocivo como, por exemplo, o café, o chá, o tabaco, certos medicamentos e a fadiga.
A percepção e a reacção, são duas capacidades psíquicas que mais influenciadas pelo álcool e que mais importância têm para a segurança rodoviária. A capacidade perceptiva, permite ao condutor avaliar todo o   
Podemos calcular a taxa de alcoolemia no sangue por indivíduo e por tipo e quantidade de bebida ingerida, aplicando a seguinte fórmula de Hidmark, em que os valores são aproximados e meramente orientativos:











Homem: TAS em g/l =  g de álcool de B/Px0,75
Mulher: TAS em g/l= g de álcool de B/Px0,60
Em que:
( g) é quantidade de álcool existente na bebida.
(B) é o tipo de Bebida.
(P) é o peso do indivíduo em kg.  
(B) BEBIDA LITROS QUANTIDADE
ÁLCOOL (g)                         Cerveja 0,50  20 g
 ÁLCOOL (g)                          Vinho branco 0,25  25 g
ÁLCOOL (g)                           Vinho tinto  0,25  30 g
ÁLCOOL (g)                           Brandy, whyskie 0,10 40 g
ÁLCOOL (g)                           Aguardentes 0,10 45 g
Cocktails Somar as quantidades de cada tipo de bebida utilizada

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe aqui o seu comentário
Obrigado!